Abril Verde: Prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho

Neste mês, as cidades do Brasil iluminam vários pontos com a cor verde em alusão ao Abril Verde.  Uma ação com a finalidade de lembrar a sociedade das questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. A CONTEC adere ao movimento entendendo que os cuidados com a saúde laboral é fundamental para a vida do trabalhador e o sucesso do desenvolvimento econômico do nosso país.

O Abril Verde busca criar uma cultura de prevenção e cuidado da saúde dos trabalhadores. O movimento é marcado no calendário anual com a cor da segurança no trabalho e, o símbolo é um laço verde.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, em menção a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.

Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.

Portanto, o mês de abril é um período de reflexão. É um período para se pensar sobre os cuidados com a saúde e a vida daqueles que exercem atividades laborais. É um lembrete para todos os níveis de governo e empresas privadas, no intuito de fomentar mais investimentos na prevenção de acidentes de trabalho.

Por isto, é tão importante a promoção de palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, entrevistas, campanhas publicitárias, entre outros eventos midiáticos.

Diretoria Executiva da CONTEC